Resumo:
A proposta do Colóquio foi constituída em função de abrir espaço para a discussão das práticas do Desenho, entendido no seu sentido amplo, no campo da Arquitetura e da Cidade. A opção caracteriza-se como uma primeira aproximação possível ao tema, de modo permitir que por meio das particularidades de cada um dos pontos de vista se possa flagrar continuidades e rupturas, sensos e dissensos. Mais que buscar uma definição precisa acerca do tema do colóquio, procura-se nesse momento caracterizar a complexidade e ambiguidade do debate.
Mesa1: Desenho. História. Ensino. | Mesa2: Desenho. Arte. Arquitetura. | Mesa3 : Desenho. Representação. Patrimônio. | Mesa4: Desenho. Disciplina. Ofício.
As quatro mesas compõem tal espaço de tensionamento, onde pesquisadores convidados colocarão em debate suas posições. Cada mesa terá, então, um foco em particular, onde a experiência das duas culturas possa ser verificada. No entanto, o Desenho será adotado como eixo mediador de tais posicionamentos e discussões, e será tema de debate que tem por objetivo traçar as sínteses possíveis e sistematizar o desdobramento dos trabalhos.
Espera-se que os produtos desta reunião possam contribuir para o aclaramento das questões apresentadas e a formulação de novas propostas acerca do Desenho entendido como um processo de conhecimento.
O evento é uma promoção conjunta entre N.ELAC-IAU.USP com PoliMilano Polo Mantova, com o apoio de : Catédra Unesco, Fapesp, Capes, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-reitoria de Pós-Graduação, IAU.USP e PPG.IAU.USP.