Resumo:
Em tempos de crise na educação e de padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil, a arquiteta e pesquisadora Doris Kowaltowski traz à tona o dissenso sobre a real interferência de diferentes áreas de conhecimento na educação e enfatiza a relação fundamental entre aprendizado e arquitetura, defendendo que a qualidade do desempenho escolar é influenciada pelo edifício e suas instalações. Para a autora, elementos como funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura permitem a distinção e o reconhecimento do ambiente escolar em suas múltiplas funções. A partir de um histórico dos fundamentos da educação e de exemplos mundiais representativos, a pesquisadora apresenta tendências e mostra que a cumplicidade da arquitetura com a vida escolar proporciona um melhor rendimento intelectual. A ideia central é mostrar que a aplicação de metodologias específicas auxilia o arquiteto a compreender seu papel singular na formulação e no detalhamento dos ambientes educacionais.
Doris Kowaltowski é arquiteta (Universidade de Melbourne, 1969), mestre e doutora em arquitetura pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Professora Titular da FEC Unicamp, onde foi coordenadora da graduação em Arquitetura. É autora do livro "Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino".