Resumo:
O Museu vem se preparando para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, promovendo um completo processo de restauro e modernização de sua sede.
A exposição apresenta a trajetória do Edifício-Monumento em 15 painéis, contando a história do Museu do Ipiranga, e apresentando o projeto para seu restauro e ampliação.
Atualmente fechado para obras de restauro e modernização, o prédio foi inaugurado em 1895 como um marco representativo da Independência. Ainda durante sua construção, o então chamado Monumento do Ypiranga foi destinado a abrigar o Museu do Estado, que em 1893 passou a chamar-se Museu Paulista. No ano de 1963 é integrado à Universidade de São Paulo, tendo como nome oficial Museu Paulista da USP. Ao longo do século XX o local fica conhecido por Museu do Ipiranga, nome registrado no imaginário nacional e em centenas de produções até os dias de hoje.
Apesar de fechado à visitação pública, o Museu do Ipiranga pode ser visitado externamente no Parque Independência, aberto diariamente, das 5h às 20h. O local possui um conjunto urbanístico formado, além do Edifício-Monumento, por jardins, fontes (atualmente desativada), uma ampla área de horto e pelo Monumento à Independência.