Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Repositório Audiovisual IAU-USP


A implantação do Repositório Digital do Instituto de Arquitetura e Urbanismo — RDIAU contou com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, em decorrência do projeto "Acervo Digital Audiovisual do IAU", contemplado no edital "Programas Especiais e Editais 2012 / Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural na USP". O projeto envolveu três ações estruturais complementares: o processamento de parte do acervo de cursos e palestras registrados ao longo das trajetórias do IAU e do precedente Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); a qualificação dos meios de captura, edição e produção audiovisual; a implementação de uma plataforma de gerenciamento do banco de dados e do sítio eletrônico respectivos, para consulta e pesquisa do material processado.

Sob coordenação do Centro de Documentação (CEDOC), setor do IAU, buscou-se selecionar, organizar, digitalizar, editar, catalogar, preservar e disponibilizar para a comunidade acadêmica local e o público em geral os registros de palestras, cursos, oficinas e eventos acervados, bem como qualificar a captura das ocorrências futuras. O conjunto documenta a participação de professores, pesquisadores, profissionais, artistas e intelectuais, oriundos de instituições nacionais e internacionais, em atividades científicas e culturais vinculadas à graduação e/ou pós-graduação; em eventos de extensão; em intercâmbio acadêmico.

O Acervo Digital Audiovisual possibilita a consulta, em versões com menor resolução, da íntegra ou de excertos exemplares do material gerado pelo Laboratório Midimagem, consoante os propósitos de divulgar a base de dados, estimular a consulta ao acervo, registrar as atividades do IAU e promover a memória institucional. Assenta-se sobre uma plataforma que integra o recurso de compartilhamento de arquivos do DSpace — software open source concebido pelo MIT e pela HP — com a interface gráfica do sítio eletrônico do IAU, incorporando a possibilidade de visualização on-line (streaming) do conteúdo audiovisual e facilitando a inter-operabilidade com outros bancos de dados. A concepção do RDIAU realizou-se em conjunto com o Centro de Informática de São Carlos (CISC), responsável pelo desenvolvimento do sistema e pela implementação de protocolos de submissão, gestão, pesquisa e consulta, tornando-o apto para acolher e veicular conteúdos e formatos diversos.

Além do Acervo Digital Audiovisual, integram o RDIAU os Trabalhos de Graduação Integrados — TGIs vinculados ao curso de Arquitetura e Urbanismo. Pretende-se progressivamente incluir teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação, documentos relativos à história da instituição, acervos dos grupos de pesquisa, publicações científicas e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores e alunos. O RDIAU tem como horizonte sua assimilação como plataforma nodal de comunicação e divulgação científica no âmbito do IAU, apoiando o processo de ensino, pesquisa e extensão e ampliando a visibilidade e impacto da atuação institucional.

Os documentos digitais acervados são, na maior parte, de acesso livre. Em certos casos, restringiu-se o acesso à comunidade interna. Para disponibilizar sua produção científica no repositório, os membros atuais ou egressos da comunidade acadêmica do IAU devem firmar um termo de autorização não-exclusiva, fornecido pelo gestor do RDIAU, o qual deverá ser assinado, digitalizado e enviado em anexo ao(s) arquivo(s) a ser(em) depositado(s), via e-mail. Trabalhos com múltipla autoria requerem o envio de um termo assinado por cada um dos autores.

Direitos Autorais


O(s) titular(es) dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório é (são) a(s) pessoa(s) indicada(s) como autor(es). É vedada, nos termos da lei, a utilização do material sem a autorização prévia dele(s).

Todos os esforços foram feitos para respeitar o direito autoral e o direito de imagem. Os documentos disponíveis no RDIAU são contudo de propriedade e responsabilidade de seus autores. Caso seja identificado algum arquivo em desacordo à legislação vigente, informe os gestores do RDIAU para que a situação seja imediatamente regularizada.

Para se informar sobre as questões relacionadas com direitos autorais e acesso aberto, consulte o Site Acesso Aberto USP.