Professores responsáveis |
Buzzar, Miguel Antonio |
Palestrante/professor |
Buzzar, Miguel Antonio |
Palestrante/professor |
Beraldo, Ana Maria |
Palestrante/professor |
Cruz, Mayara Vivian dos Prazeres |
Palestrante/professor |
Santos Junior, Edmilson Rodrigues dos |
Palestrante/professor |
Sasso, Analee Torres |
Editor |
Fischer, Matheus |
Câmera |
Cseh, Marcelo |
Câmera |
Ceneviva, Paulo Victor Souza |
Câmera |
CPDig (IAU-USP |
Organização/autoria |
Grupo de Pesquisa Arquitec |
Organização/autoria |
CCEX - Comissão de Cultura e Extensão |
Data de entrada no repositório |
02/04/2018 às 14:12:22 |
Data de divulgação |
02/04/2018 às 14:12:22 |
Data |
06/2017 |
URI |
http://repositorio.iau.usp.br/handle/RIIAU/275 |
Informações complementares |
Será que a população moradora da cidade sabe a diferença entre a rede de esgoto e a rede de capitação de águas pluviais? Caso saiba, será que conseguiria descrever as duas redes, o seu funcionamento no interior da cidade e nos seus pontos extremos? Da mesma forma, será que compreende o sistema de coleta e destinação do lixo, a diferença entre usina de lixo, aterro sanitário e lixão? E quanto ao método de varrição? O que a população teria a dizer sobre ele. Qual o grau de conhecimento sobre as espécies vegetais presentes na cidade? Quais são nativas, quais são exóticas? Aliás, o que são espécies exóticas? São bonitas? Além disso, o que é código de obras? Porque existe legislação urbana, porque não se pode construir qualquer coisa em qualquer lugar? O que vem a ser um Plano Diretor? Algumas pessoas conhecem esses assuntos, outras pouco ou nada sabem e a grande maioria possui uma noção vaga, imprecisa, incompleta e o principal, não encontram essas informações de forma simples (não especializada), concentrada e sistematizada. Uma maneira de tornar acessível esse conjunto de questões seria, a partir de um programa de incremento da cidadania, informar e educar a população da cidade sobre o próprio "território construído" em que habita, trabalha, estuda, circula e usa de várias outras formas.
Enquanto tal programa não é formulado e implantado, podem ser estruturadas ações que caminhem no sentido de um programa público de formação cidadã. A proposta da Cartilha e de suas oficinas é a de informar de forma direta, interpretativa e ilustrada as questões (descritas acima, bem como outras) presentes na cidade. Talvez um dos sintomas mais grave da falta de vitalidade pública nas cidades seja a ausência de contato entre os moradores ou a sua redução a dimensão prática e funcional. O conhecimento sobre a cidade não é um instrumento mágico de superação das fissuras sociais que perpassam os moradores da cidade e nem tampouco a solução dos aspectos mais negativos do atual desenvolvimento urbano, mas pode ser um instrumento cultural, que auxilie as pessoas a se reconhecerem enquanto membros de uma sociedade, que sem ser homogênea, vive e constrói um lugar comum. |
Resumo |
A Cartilha da Cidade é um projeto que visa promover o debate com os moradores a respeito de sua cidade, a importância de seus recursos e serviços e como eles funcionam. O conhecimento dessas informações tem a intenção de desenvolver o senso crítico na coletividade, fazendo com que se questione sobre o andamento das cidades, bem como o que existe e o que falta nelas, permitindo que as pessoas se tornem mais ativas e cidadãs. A Cartilha tem como objetivo inicial a aplicação em escolas, reforçando a discussão da cidadania com jovens.
No ano de 2016, a primeira aplicação da Cartilha, sob a forma de oficinas, se deu em uma das escolas públicas de São Carlos, a E. E. Bento da Silva César. Buscando ampliar essa experiência o projeto almeja contar com a colaboração de professores através da aplicação da Cartilha em suas escolas, para seus alunos.
O Ateliê contou com a apresentação do projeto como um todo, a exposição da Cartilha da Cidade e a explanação do material didático a ser utilizado durante a aplicação da Cartilha. |
Idioma |
pt |
Título |
Seminário "Cartilha da Cidade" |
Tipo |
Video |
Local do evento |
Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP) |
Localização física |
DVD 088 |
Duração |
02h08m43s |
Formato original |
arquivo digital .MTS |
Data final do evento |
06/2017 |